Dois dias de diálogos sobre empreendedorismo, gestão e ideias inovadoras para negócios movimentaram o Campus Santana do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, na última semana. Pela primeira vez desde a implantação do programa de capacitação profissional feminina na instituição, concluintes dos cursos ofertados se reuniram para compartilhar experiências, aprimorar conhecimentos e discutir os desafios da inclusão produtiva no 1º Encontro de Egressas Mulheres Mil do sertão, ocorrido nos dias 5 e 6 de abril.
Mais de 120 ex-alunas dos municípios de Batalha, Dois Riachos, Inhapi, Major Izidoro, Maravilha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e São José da Tapera participaram do evento. Na programação, além de palestras dos profissionais Toni Oliveira, Gentil II, Júlio Enders, Joyce Maria, Ednildo Silva e Carlos Pincho, constaram dinâmicas de grupo, sorteios de brindes, relatos de casos de sucesso do programa e a apresentação do Coral Mulheres Mil - Cantoras de Paripueira.
Durante as atividades, a equipe sistêmica do Mulheres Mil Ifal atuou no cadastro das participantes no Portal de Egressas, ambiente virtual idealizado para auxiliar a interlocução entre concluintes dos cursos do programa e o mundo do trabalho. Para a gestora institucional Luiza Jaborandy, o objetivo dessas ações é cumprir a metodologia do programa no sentido de apoiar o êxito das mulheres atendidas.
Na abertura do 1º Encontro de Egressas Mulheres Mil do sertão, Jaborandy falou da importância da autonomia feminina no enfrentamento às discriminações e violências de gênero. Também integraram a mesa de honra da solenidade o diretor-geral do Campus Santana do Ipanema Gilberto Gouveia Neto, a primeira-dama do município Renilde Bulhões, o supervisor do programa no sertão Rafael Balbino e a coordenadora do evento Anny Rochelly.
Entre as avaliações positivas do encontro, alguns registros destacaram a integração e os aprendizados proporcionados pelo momento. "Aprendi mais coisas novas", afirmou Maria Rosivânia Santos, egressa de Maravilha. "Foi maravilhoso. Ainda me diverti e pude reencontrar colegas de curso", comemorou Eliete Rodrigues, ex-aluna de Santana do Ipanema.
Sobre o programa
O Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal vinculada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e executada pelos institutos federais, no intuito de promover a emancipação social, econômica e educacional de milhares de brasileiras . Em Alagoas, de 2012 a 2017, o programa já atendeu mais de 9.000 mulheres, com a oferta de cursos profissionalizantes aliados à formação cidadã.